EXERCÍCIOS SOBRE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, BANNER E CURRÍCULO
3º ANO E.M.
Leia o texto abaixo
Texto 1
Por que sentimos água na boca?
Entenda a importância da nossa saliva na hora de comer
Por: Suzana Herculano-Houzel, Departamento de Anatomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro
“Chiquinha, o almoço está pronto! Fiz a batata frita que você pediu!”
Só de ouvir essas palavras, sua boca se enche d’água – de saliva –, antecipando-se à comida que já vai entrar na boca e precisar ser digerida. De fato, a digestão começa na boca, onde os alimentos são picados, triturados e esmagados, tudo isso antes de serem conduzidos ao estômago. E pasme: se a boca não se enchesse de saliva, não seria possível nem engolir o alimento, nem saber o que você tem sobre a língua!
Todo mundo produz uma pequena quantidade de saliva o tempo todo, mas a produção aumenta quase dez vezes quando uma pessoa vê, cheira ou pensa em comida. A saliva que enche a boca nessas horas é essencial por várias razões. Primeiro, somente quando dissolvidos na saliva é que pedaços microscópicos desprendidos dos alimentos chegam até as papilas gustativas, que sinalizam ao cérebro o tipo de comida que você tem na boca: água, sal, ácido, doce, proteína, ou algo amargo e, portanto, potencialmente nocivo, nada bom de ser engolido. Assim, além de reconhecer o alimento pelo gosto, o seu cérebro já vai preparando o corpo para a digestão. Segundo, a saliva contém enzimas que começam a partir em pedaços menores os carboidratos, grandes moléculas de açúcar como o amido do pão.
Além disso, é a saliva que umedece e dá liga aos alimentos triturados e permite que eles sejam transformados em um grande “bolo” compacto e lubrificado, que pode ser engolido sem risco de engasgos. Se você não acredita que comida seca não desce sem saliva, experimente o famoso Teste da Bolacha: comer três biscoitos em menos de um minuto, sem apelar para um copo d’água. É simplesmente impossível! A razão é que, mesmo trabalhando dez vezes mais rápido, as glândulas parótidas e salivares não conseguem produzir saliva com a rapidez necessária para que os pedaços de biscoito passem em menos de um minuto de paçoca a uma massa umedecida que possa deslizar até o seu estômago.
A boa notícia é que a produção de saliva é automática, comandada pelo sistema nervoso autônomo sempre que o cérebro detecta a presença de comida na boca. O interessante é que, por associação, também funciona pensar em comida, sentir o cheiro bom do almoço no fogo e até ouvir que ficou pronto aquele prato de que você gosta. O caso mais famoso de água na boca por associação, claro, é o já lendário cão do fisiologista russo Ivan Pavlov. De tanto ouvir um sino tocar antes de receber sua comida todos os dias, o animal passou a salivar em resposta ao tocar do sino, mesmo que o prato demorasse a chegar. E eu, de tanto escrever sobre comida, já fiquei com água na boca...
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Departamento de Anatomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista CHC | Edição 199. Disponível em: http://iqe.org.br/imagens/imagens_noticias/oficina_de_artigo_de_divulgacao_cientifica.pdf Acesso em 21/01/19.
1) D13 (GRE METROSUL/2019) O objetivo do texto 1 é
A) Entreter.
B) Informar.
C) Divulgar.
D) Argumentar.
E) Instruir.
2) D10 (GRE METROSUL/2019) O trecho do texto 1 que apresenta uma opinião é
A) “De fato, a digestão começa na boca, onde os alimentos são picados, triturados e esmagados”
B) “Todo mundo produz uma pequena quantidade de saliva o tempo todo”
C) “a saliva contém enzimas que começam a partir em pedaços menores os carboidratos”
D) “A boa notícia é que a produção de saliva é automática”
E) “é a saliva que umedece e dá liga aos alimentos triturados...”
3) D9 (GRE METROSUL/2019) O assunto principal do texto 1 é
A) as glândulas não conseguem produzir saliva com a rapidez necessária.
B) a produção de saliva nem sempre será automática.
C) a impossibilidade de engolir o alimento e saber o que há sobre a língua.
D) o aumento da saliva quase dez vezes quando se pensa em comida.
E) a preparação do cérebro para a digestão do corpo.
4) D26 (GRE METROSUL/2019) No texto 1, a linguagem empregada é predominantemente
A) informal.
B) coloquial.
C) poética.
D) literária.
E) formal.
________________________________________________
EXERCÍCIOS SOBRE CURRÍCULO
7) Quando estamos à procura de emprego, o que
costumamos deixar nos lugares onde há vagas
disponíveis?
a) Curriculum Vitae
b) Booking
c)Pôster
d)Folder
e)Manual
8) O que informamos em um curriculum vitae?
9) Como são divididos os currículos?
10) Qual o objetivo do CV?
11) Leia o texto abaixo
Explique por que este texto pertence ao gênero descritivo e informativo.
12) Quais são os elementos estruturais que não estão presentes no curriculum acima?
( )Nome
( )Objetivo
( )Dados Pessoais
( )Formação Acadêmica
( )Experiência Profissional
( )Cursos
( )Resumo de Qualificações
Milena Mariano 3A
ResponderExcluir1-B
2-C
3-D
4-E
5-C
6-A
7-E
8-
9-
10-
11-
12-CURSOS
Vitória Carla 3°a
Excluir1-B
2-B
3-E
4-E
5-C
6-D
7-A
8- •Dados pessoais (Nome completo, Foto (tamanho 3×4 ao lado), E-mail, Telefone de contato (fixo e celular), Redes sociais profissional, Endereço (cidade onde mora), Idade/ data de nascimento.
• Área de atuação
• Formação
• Qualificação
• experiência profissionais
• Idiomas
• cursos e outras atividades.
9- •Currículo cronológico
• Curri
Vitória Carla 3°a
Excluir1-B
2-B
3-E
4-E
5-C
6-D
7-A
8- •Dados pessoais (Nome completo, Foto (tamanho 3×4 ao lado), E-mail, Telefone de contato (fixo e celular), Redes sociais profissional, Endereço (cidade onde mora), Idade/ data de nascimento).
• Área de atuação
• Formação
• Qualificação
• experiência profissionais
• Idiomas
• cursos e outras atividades.
9- •Currículo cronológico
• Currículo funcional ou temático
• currículo combinado ou misto, entre outros....
10- O objetivo do currículo é concender dados técnicos sobre o candidato para empresa para uma pré-seleção, a partir do documento.
11- Porque ele deescreve e informa as características descrita pelo autor do texto.
12- Objetivo.
OI
ResponderExcluirMaria Alice 3°C
Excluir1- B
2- C
3- E
4- E
5- C
6- A
7- A
8- Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto (tamanho 3x4) ao lado
9-
10-
11-
12- cursos
João Henrique 3ºA
ResponderExcluir1- B
2- B
3- E
4- E
5- C
6- D
7- A
8- Dados pessoais, nome, idade, estado civil, endereço, telefone,e e-mail, foto(tamanho 3x4) ao lado
9- currículo cronológico e currículo funcional ou temático
10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para empresa que está recrutando
11- porque ele informa e descreve como fazer um currículo
12- objetivo
OI
ResponderExcluirAna Maria M. 3°C
ResponderExcluir1- b
2- a
3- e
4- b
5- d
6-d
7- a
8- dados pessoais, objetivo, resumo das qualificações, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas, informática, outras informações
9- por categoria na ordem que mais for mais conveniente ao indivíduo
10- conseguir um emprego através da apresentação deste
11- descritivo pois pois cita elementos que descrevem as qualificações do indivíduo e informativo pois está informando sobre uma pessoas e suas características profissionais
12- b
Marya Clara 3°C
ResponderExcluir1-B
2-B
3-D
4-A
5-C
6-D
7-A
8-Dados pessoais, objetivos, qualificações, escolaridade, cursos, idiomas e informática, Experiência profissional e referência profissional
9- Dados pessoais e Formação/Cursos.
10-condecer dados técnicos sibre o candidato para a empresa que está recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
11-
12-Cursos.
Joana Barros 3°A
ResponderExcluir1- B
2- D
3- B
4- B
5- C
6- D
7- A
8- Não precisa colocar nenhum título no CV, afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o nome do profissional, seguido de seus dados pessoais, experiências e conhecimentos.
9- Currículo cronológico, currículo funcional ou temático.
10- É conhecer dados técnicos sobre o candidato para a empresa que está recrutando.
11- Porque ele descreve e informa como deve ser o currículo.
12- objetivo
1: B
ResponderExcluir2: D
3: E
4:E
5:C
6: D
7:A
8: Dados pessoais: Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto.
9: Informação de contato, resumo profissional ou objetivo do currículo, experiência laboral, formação acadêmica ,habilidades ou competências, informações complementares.
10: Conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando
11: Porque ele informa e descreve as caracteristicas descritas pelo autor do texto.
12: Objetivo
Millena Brito, 3C
Excluir1)B
ResponderExcluir2)C
3)D
4)E
5)C
6)A
7)E
8)a trajetória educacional e as experiências promocionais de uma pessoa.
9)Cronológico, Funcional e Temático.
10)Mostrar à empresa
Suas habilidades dentro da profissão que está engajado.
11)expõe brevemente um tema.
12)Cursos.
Milena Darcy 3A
ResponderExcluir1-B
2-B
3-E
4-B
5-C
6-D
7-A
8-experiência profissional, trajetória educacional,habilidades , competências e etc
9-permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetiva e suas experiências
10- dados pessoais, objetivo,histórico profissional ,formação acadêmica e outras qualificações
12- × - ×××××
Luan Vinícius 3C
ResponderExcluir1-B
2-C
3-D
4-E
5-C
6-A
7-A
8- básico é: Informações pessoais; endereços e formas de contato (rua, casa, telefone, e-mail); documentação (CPF e RG); cargo ao qual postula e experiência profissional (últimos empregos, cargos, datas de entrada e saída)
9- Currículo Prescrito. Currículo apresentado ao professor. Currículo moldado pelos professores. Currículo em ação. Currículo realizado. Currículo avaliado.
10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
11- Porque está informando o leitor.
12-CURSOS
1- B, 2-B, 3-D, 4-E , 5-C, 6-B , 7-A 8- Dados pessoais, telefone, email, foto , objetivo , 9- currículo cronológico , currículo funcional ou temático, 10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa, 11- Ele informa os dados, 12- objetivo
ResponderExcluirLetícia Lopes 3B
ExcluirLetícia de Souza Moura 3 C
ResponderExcluir1) B
2) D
3)D
4)E
5)C
6)D
7)A
8)Informações pessoais; endereços e formas de contato (rua, casa, telefone, e-mail); documentação (CPF e RG); foto 3x4
9) Currículo cronológico, funcional e temático
10)conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
11) Porque ele tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
12) Objetivo
Vinicius Henrique 3ºC
ResponderExcluir1-B
2-C
3-D
4-E
5-C
6-A
7-A
8- dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes.
9-Informação de contato.
Resumo profissional ou objetivo do currículo.
Experiência laboral.
Formação acadêmica.
Habilidades ou competências.
Informações complementares.
10-é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
11-Porque ele tem a descrição de algo e informa algo ao leitor.
12-CURSOS
OI
ResponderExcluirDanilo 3°C
ResponderExcluir1B
2D
3B
4E
5c
6D
7A
8 nome e mail telefone endereço
9 contato, habilidade, formação, experiência,
10 apresentar dados do candidato para uma determinada empresa
11 informa dados de uma determinada pessoa pra um empregador pra que ele avalie as informações escritas.
12 objetivo
Julia Aiko 3ºA
ResponderExcluir1- B
2- D
3- E
4- E
5- C
6- D
7- A
8- Suas qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica, dados pessoais.
9- Currículo cronológico e currículo funcional/temático.
10- Conceder dados técnicos sobre o candidato, para que a empresa que está recrutando possa fazer uma pré-seleção a partir das informações que foram disponibilizadas no currículo.
11- Porque além de informar, também descreve/ensina como fazer um currículo.
12- Objetivo.
3C
ResponderExcluirBrenda Eduarda 3°A
ResponderExcluirTexto 1
1.B
2.A
3.A
4.B
Texto 2
5.C
6.D
7. Curriculum Vitae
8. Nossa Biografia
9. Em quatro partes
10. Facilitar a vaga de emprego
12.Dados pessoas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLetícia Gomes (3°A)
ResponderExcluir1- C
2- B
3- E
4- E
5- C
6- D
7- A
8- Nome,Dados pessoais,formação acadêmica, experiências,cursos e informações complementares.
9-
10- Contar sua história,basicamente, quem você é e o que você ja fez, destacando as principais informações.
11- pertence a esses dois gêneros, pois esta informando suas formações e experiências no mercado de trabalho descrevendo seus pontos profissionais e pessoais.
12- (×) objetivo
(×) cursos
Hemilli R. Oliveira 3° B
ResponderExcluir1) c
2)d
3)e
4) d
5) c
6)c
7) a
8) nome completo, cidade, celular, telefone para contato (caso tenha) e email
9) nome/dados
Profissão/cursos
10) permite que você conte suas histórias profissional de forma clara e objetiva
11) por que ele descreve e informa um moledo atual de um currículo
12) objetivo
Athirson Gabriel 3° B
ResponderExcluir1-B
2-D
3-E
4-E
5-C
6-D
7-A
8- Dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes
9-
10-É conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando.
11-Ele está dando informações sobre uma pessoa dando cada detalhe de sua formação acadêmica
12-objetivo
José Gabriel 3°C
ResponderExcluir1:b
ResponderExcluir2:d
3: d
4 :e
5 :c
6: b
7 :a
8: histórico escolar, dados pessoais e experiências.
9: cronológico, funcional e temático
10: informar os dados sobre os candidatos.
11:
12: objetivo
Daniela Santiago 3° B
ResponderExcluir1-C
2-D
3-D
4-E
5-C
6-D
7-A
8- Dados pessoais, nome, idade, estado civil, endereço, telefone, e e-mail, TAM 3×4 ao lado.
9- currículo cronológico e currículo funcional ou currículo temático.
10- conceder os dados técnicos sobre o candidato para que a empresa que está recrutando.
11- Porque ele informa e descreve as características descritas pelo autor do texto.
12- objetivo.
Peterson lacerda 3°B
ResponderExcluir1-B
2-E
3-B
4-A
5-C
6-B
7-A
8-Dados pessoais(nome,idade),objetivos e etc.
9-curriculo cronológico,curriculo funcional ou tematico.
10-objetivo é concender dados técnicos e uma descrição completa do candidato .
11-Pelas ilustrações mais descritivas que patricia usou.
12-Objetivo
1-B
ResponderExcluir2-B
3-E
4-E
5-C
6-D
7-A
8-1ª parte: dados pessoais
2ª parte: Suas qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica e objetivo
9-contato, habilidade, formação, experiência
10-é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
11-) Porque ele tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo.
12-Objetivo.
TAYNÁ SUELI DE FREITAS. 3C
Flavio eliel 3 B
ResponderExcluir1 B
2 D
3 E
4 A
5 C
6 D
7 A
8-Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto (tamanho 3x4) ao lado
9
10
11
12 cursos
Marcos Antônio 3 B
ResponderExcluir1 B
2 D
3 D
4 E
5 C
6 D
7 A
8 Informações pessoais, CPF e RG, endereço, formas de contato e experiência profissional.
9 Currículo cronológico, Currículo funcional ou temático.
10 É conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa esse é objetivo do CV.
11 Pois informar e escreve detalhadamente os dados e informações da pessoa e ao fazer isso podemos ter uma noção de como ela é pessoalmente.
12 Objetivo
Taynara Gabriele 3°A
ResponderExcluir1- B
2- D
3- E
4- A
5- C
6- D
7- A
8- Nossas qualificações,experiências profissionais,formação acadêmica e dados pessoais.
9- Simples em texto,cronológico,temático,misto,com carta de apresentação.
10- Que o empregador tenha um perfil do candidato mesmo sem conhecê-lo pessoalmente.
11- Pois alem de expor brevemente o tema tambem o descreve
12- objetivo