EXERCÍCIOS SOBRE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, BANNER E CURRÍCULO

3º ANO E.M. 

Leia o texto abaixo 

Texto 1

Por que sentimos água na boca?

Entenda a importância da nossa saliva na hora de comer


Por: Suzana Herculano-Houzel, Departamento de Anatomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro 


“Chiquinha, o almoço está pronto! Fiz a batata frita que você pediu!” 

Só de ouvir essas palavras, sua boca se enche d’água – de saliva –, antecipando-se à comida que já vai entrar na boca e precisar ser digerida. De fato, a digestão começa na boca, onde os alimentos são picados, triturados e esmagados, tudo isso antes de serem conduzidos ao estômago. E pasme: se a boca não se enchesse de saliva, não seria possível nem engolir o alimento, nem saber o que você tem sobre a língua! 

Todo mundo produz uma pequena quantidade de saliva o tempo todo, mas a produção aumenta quase dez vezes quando uma pessoa vê, cheira ou pensa em comida. A saliva que enche a boca nessas horas é essencial por várias razões. Primeiro, somente quando dissolvidos na saliva é que pedaços microscópicos desprendidos dos alimentos chegam até as papilas gustativas, que sinalizam ao cérebro o tipo de comida que você tem na boca: água, sal, ácido, doce, proteína, ou algo amargo e, portanto, potencialmente nocivo, nada bom de ser engolido. Assim, além de reconhecer o alimento pelo gosto, o seu cérebro já vai preparando o corpo para a digestão. Segundo, a saliva contém enzimas que começam a partir em pedaços menores os carboidratos, grandes moléculas de açúcar como o amido do pão. 

Além disso, é a saliva que umedece e dá liga aos alimentos triturados e permite que eles sejam transformados em um grande “bolo” compacto e lubrificado, que pode ser engolido sem risco de engasgos. Se você não acredita que comida seca não desce sem saliva, experimente o famoso Teste da Bolacha: comer três biscoitos em menos de um minuto, sem apelar para um copo d’água. É simplesmente impossível! A razão é que, mesmo trabalhando dez vezes mais rápido, as glândulas parótidas e salivares não conseguem produzir saliva com a rapidez necessária para que os pedaços de biscoito passem em menos de um minuto de paçoca a uma massa umedecida que possa deslizar até o seu estômago. 

A boa notícia é que a produção de saliva é automática, comandada pelo sistema nervoso autônomo sempre que o cérebro detecta a presença de comida na boca. O interessante é que, por associação, também funciona pensar em comida, sentir o cheiro bom do almoço no fogo e até ouvir que ficou pronto aquele prato de que você gosta. O caso mais famoso de água na boca por associação, claro, é o já lendário cão do fisiologista russo Ivan Pavlov. De tanto ouvir um sino tocar antes de receber sua comida todos os dias, o animal passou a salivar em resposta ao tocar do sino, mesmo que o prato demorasse a chegar. E eu, de tanto escrever sobre comida, já fiquei com água na boca... 

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Departamento de Anatomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista CHC | Edição 199. Disponível em: http://iqe.org.br/imagens/imagens_noticias/oficina_de_artigo_de_divulgacao_cientifica.pdf Acesso em 21/01/19.


1) D13 (GRE METROSUL/2019) O objetivo do texto 1 é

A) Entreter.

B) Informar.

C) Divulgar.

D) Argumentar.

E) Instruir.


2) D10 (GRE METROSUL/2019) O trecho do texto 1 que apresenta uma opinião é

A) “De fato, a digestão começa na boca, onde os alimentos são picados, triturados e esmagados” 

B) “Todo mundo produz uma pequena quantidade de saliva o tempo todo”

C) “a saliva contém enzimas que começam a partir em pedaços menores os carboidratos”

D) “A boa notícia é que a produção de saliva é automática”

E) “é a saliva que umedece e dá liga aos alimentos triturados...”


3) D9 (GRE METROSUL/2019) O assunto principal do texto 1 é

A) as glândulas não conseguem produzir saliva com a rapidez necessária.

B) a produção de saliva nem sempre será automática.

C) a impossibilidade de engolir o alimento e saber o que há sobre a língua. 

D) o aumento da saliva quase dez vezes quando se pensa em comida.

E) a preparação do cérebro para a digestão do corpo.


4) D26 (GRE METROSUL/2019) No texto 1, a linguagem empregada é predominantemente

A) informal.

B) coloquial.

C) poética.

D) literária.

E) formal.








 ________________________________________________

EXERCÍCIOS SOBRE CURRÍCULO


7) Quando estamos à procura de emprego, o que 

costumamos deixar nos lugares onde há vagas 

disponíveis?

a) Curriculum Vitae

b) Booking

c)Pôster

d)Folder

e)Manual


8) O que informamos em um curriculum vitae?


9) Como são divididos os currículos?


10) Qual o objetivo do CV?


11) Leia o texto abaixo



Explique por que este texto pertence ao gênero descritivo e informativo.




12) Quais são os elementos estruturais que  não estão presentes no curriculum acima?

( )Nome

( )Objetivo

( )Dados Pessoais

( )Formação Acadêmica

( )Experiência Profissional

( )Cursos

( )Resumo de Qualificações











Comentários

  1. Milena Mariano 3A
    1-B
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C
    6-A
    7-E
    8-
    9-
    10-
    11-
    12-CURSOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Carla 3°a

      1-B
      2-B
      3-E
      4-E
      5-C
      6-D
      7-A
      8- •Dados pessoais (Nome completo, Foto (tamanho 3×4 ao lado), E-mail, Telefone de contato (fixo e celular), Redes sociais profissional, Endereço (cidade onde mora), Idade/ data de nascimento.
      • Área de atuação
      • Formação
      • Qualificação
      • experiência profissionais
      • Idiomas
      • cursos e outras atividades.
      9- •Currículo cronológico
      • Curri

      Excluir
    2. Vitória Carla 3°a

      1-B
      2-B
      3-E
      4-E
      5-C
      6-D
      7-A
      8- •Dados pessoais (Nome completo, Foto (tamanho 3×4 ao lado), E-mail, Telefone de contato (fixo e celular), Redes sociais profissional, Endereço (cidade onde mora), Idade/ data de nascimento).
      • Área de atuação
      • Formação
      • Qualificação
      • experiência profissionais
      • Idiomas
      • cursos e outras atividades.
      9- •Currículo cronológico
      • Currículo funcional ou temático
      • currículo combinado ou misto, entre outros....
      10- O objetivo do currículo é concender dados técnicos sobre o candidato para empresa para uma pré-seleção, a partir do documento.
      11- Porque ele deescreve e informa as características descrita pelo autor do texto.
      12- Objetivo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Maria Alice 3°C
      1- B
      2- C
      3- E
      4- E
      5- C
      6- A
      7- A
      8- Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto (tamanho 3x4) ao lado
      9-
      10-
      11-
      12- cursos

      Excluir
  3. João Henrique 3ºA
    1- B
    2- B
    3- E
    4- E
    5- C
    6- D
    7- A
    8- Dados pessoais, nome, idade, estado civil, endereço, telefone,e e-mail, foto(tamanho 3x4) ao lado
    9- currículo cronológico e currículo funcional ou temático
    10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para empresa que está recrutando
    11- porque ele informa e descreve como fazer um currículo
    12- objetivo

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria M. 3°C
    1- b
    2- a
    3- e
    4- b
    5- d
    6-d
    7- a
    8- dados pessoais, objetivo, resumo das qualificações, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas, informática, outras informações
    9- por categoria na ordem que mais for mais conveniente ao indivíduo
    10- conseguir um emprego através da apresentação deste
    11- descritivo pois pois cita elementos que descrevem as qualificações do indivíduo e informativo pois está informando sobre uma pessoas e suas características profissionais
    12- b

    ResponderExcluir
  5. Marya Clara 3°C
    1-B
    2-B
    3-D
    4-A
    5-C
    6-D
    7-A
    8-Dados pessoais, objetivos, qualificações, escolaridade, cursos, idiomas e informática, Experiência profissional e referência profissional
    9- Dados pessoais e Formação/Cursos.
    10-condecer dados técnicos sibre o candidato para a empresa que está recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
    11-
    12-Cursos.

    ResponderExcluir
  6. Joana Barros 3°A
    1- B
    2- D
    3- B
    4- B
    5- C
    6- D
    7- A
    8- Não precisa colocar nenhum título no CV, afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o nome do profissional, seguido de seus dados pessoais, experiências e conhecimentos.
    9- Currículo cronológico, currículo funcional ou temático.
    10- É conhecer dados técnicos sobre o candidato para a empresa que está recrutando.
    11- Porque ele descreve e informa como deve ser o currículo.
    12- objetivo

    ResponderExcluir
  7. 1: B
    2: D
    3: E
    4:E
    5:C
    6: D
    7:A
    8: Dados pessoais: Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto.

    9: Informação de contato, resumo profissional ou objetivo do currículo, experiência laboral, formação acadêmica ,habilidades ou competências, informações complementares.

    10: Conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando

    11: Porque ele informa e descreve as caracteristicas descritas pelo autor do texto.

    12: Objetivo

    ResponderExcluir
  8. 1)B
    2)C
    3)D
    4)E
    5)C
    6)A
    7)E
    8)a trajetória educacional e as experiências promocionais de uma pessoa.
    9)Cronológico, Funcional e Temático.
    10)Mostrar à empresa
    Suas habilidades dentro da profissão que está engajado.
    11)expõe brevemente um tema.
    12)Cursos.

    ResponderExcluir
  9. Milena Darcy 3A

    1-B
    2-B
    3-E
    4-B
    5-C
    6-D
    7-A
    8-experiência profissional, trajetória educacional,habilidades , competências e etc
    9-permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetiva e suas experiências
    10- dados pessoais, objetivo,histórico profissional ,formação acadêmica e outras qualificações
    12- × - ×××××

    ResponderExcluir
  10. Luan Vinícius 3C

    1-B
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C
    6-A
    7-A
    8- básico é: Informações pessoais; endereços e formas de contato (rua, casa, telefone, e-mail); documentação (CPF e RG); cargo ao qual postula e experiência profissional (últimos empregos, cargos, datas de entrada e saída)

    9- Currículo Prescrito. Currículo apresentado ao professor. Currículo moldado pelos professores. Currículo em ação. Currículo realizado. Currículo avaliado.

    10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.

    11- Porque está informando o leitor.

    12-CURSOS

    ResponderExcluir
  11. 1- B, 2-B, 3-D, 4-E , 5-C, 6-B , 7-A 8- Dados pessoais, telefone, email, foto , objetivo , 9- currículo cronológico , currículo funcional ou temático, 10- é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa, 11- Ele informa os dados, 12- objetivo

    ResponderExcluir
  12. Letícia de Souza Moura 3 C

    1) B
    2) D
    3)D
    4)E
    5)C
    6)D
    7)A
    8)Informações pessoais; endereços e formas de contato (rua, casa, telefone, e-mail); documentação (CPF e RG); foto 3x4
    9) Currículo cronológico, funcional e temático
    10)conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
    11) Porque ele tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
    12) Objetivo

    ResponderExcluir
  13. Vinicius Henrique 3ºC
    1-B
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C
    6-A
    7-A

    8- dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes.

    9-Informação de contato.
    Resumo profissional ou objetivo do currículo.
    Experiência laboral.
    Formação acadêmica.
    Habilidades ou competências.
    Informações complementares.

    10-é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.

    11-Porque ele tem a descrição de algo e informa algo ao leitor.
    12-CURSOS

    ResponderExcluir
  14. Danilo 3°C


    1B
    2D
    3B
    4E
    5c
    6D
    7A
    8 nome e mail telefone endereço

    9 contato, habilidade, formação, experiência,

    10 apresentar dados do candidato para uma determinada empresa
    11 informa dados de uma determinada pessoa pra um empregador pra que ele avalie as informações escritas.

    12 objetivo

    ResponderExcluir
  15. Julia Aiko 3ºA
    1- B
    2- D
    3- E
    4- E
    5- C
    6- D
    7- A
    8- Suas qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica, dados pessoais.
    9- Currículo cronológico e currículo funcional/temático.
    10- Conceder dados técnicos sobre o candidato, para que a empresa que está recrutando possa fazer uma pré-seleção a partir das informações que foram disponibilizadas no currículo.
    11- Porque além de informar, também descreve/ensina como fazer um currículo.
    12- Objetivo.

    ResponderExcluir
  16. Brenda Eduarda 3°A
    Texto 1
    1.B
    2.A
    3.A
    4.B
    Texto 2
    5.C
    6.D
    7. Curriculum Vitae
    8. Nossa Biografia
    9. Em quatro partes
    10. Facilitar a vaga de emprego
    12.Dados pessoas

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Letícia Gomes (3°A)

    1- C
    2- B
    3- E
    4- E
    5- C
    6- D
    7- A
    8- Nome,Dados pessoais,formação acadêmica, experiências,cursos e informações complementares.

    9-

    10- Contar sua história,basicamente, quem você é e o que você ja fez, destacando as principais informações.

    11- pertence a esses dois gêneros, pois esta informando suas formações e experiências no mercado de trabalho descrevendo seus pontos profissionais e pessoais.

    12- (×) objetivo
    (×) cursos

    ResponderExcluir
  19. Hemilli R. Oliveira 3° B
    1) c

    2)d

    3)e

    4) d

    5) c

    6)c

    7) a

    8) nome completo, cidade, celular, telefone para contato (caso tenha) e email

    9) nome/dados
    Profissão/cursos

    10) permite que você conte suas histórias profissional de forma clara e objetiva

    11) por que ele descreve e informa um moledo atual de um currículo

    12) objetivo

    ResponderExcluir
  20. Athirson Gabriel 3° B
    1-B
    2-D
    3-E
    4-E
    5-C
    6-D
    7-A
    8- Dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes
    9-
    10-É conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando.
    11-Ele está dando informações sobre uma pessoa dando cada detalhe de sua formação acadêmica
    12-objetivo

    ResponderExcluir
  21. Ana Beatriz Guimarães24 de março de 2021 às 07:57

    1:b
    2:d
    3: d
    4 :e
    5 :c
    6: b
    7 :a
    8: histórico escolar, dados pessoais e experiências.
    9: cronológico, funcional e temático
    10: informar os dados sobre os candidatos.
    11:
    12: objetivo

    ResponderExcluir
  22. Daniela Santiago 3° B
    1-C
    2-D
    3-D
    4-E
    5-C
    6-D
    7-A
    8- Dados pessoais, nome, idade, estado civil, endereço, telefone, e e-mail, TAM 3×4 ao lado.
    9- currículo cronológico e currículo funcional ou currículo temático.
    10- conceder os dados técnicos sobre o candidato para que a empresa que está recrutando.
    11- Porque ele informa e descreve as características descritas pelo autor do texto.
    12- objetivo.

    ResponderExcluir
  23. Peterson Lacerda de lima santos24 de março de 2021 às 07:57

    Peterson lacerda 3°B
    1-B
    2-E
    3-B
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-Dados pessoais(nome,idade),objetivos e etc.
    9-curriculo cronológico,curriculo funcional ou tematico.
    10-objetivo é concender dados técnicos e uma descrição completa do candidato .
    11-Pelas ilustrações mais descritivas que patricia usou.
    12-Objetivo

    ResponderExcluir
  24. 1-B
    2-B
    3-E
    4-E
    5-C
    6-D
    7-A
    8-1ª parte: dados pessoais
    2ª parte: Suas qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica e objetivo

    9-contato, habilidade, formação, experiência

    10-é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.

    11-) Porque ele tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo.

    12-Objetivo.

    TAYNÁ SUELI DE FREITAS. 3C

    ResponderExcluir
  25. Flavio eliel 3 B
    1 B
    2 D
    3 E
    4 A
    5 C
    6 D
    7 A
    8-Nome, idade, estado civil, endereço, telefones e e-mail, foto (tamanho 3x4) ao lado
    9
    10
    11
    12 cursos

    ResponderExcluir
  26. Marcos Antônio 3 B

    1 B
    2 D
    3 D
    4 E
    5 C
    6 D
    7 A
    8 Informações pessoais, CPF e RG, endereço, formas de contato e experiência profissional.
    9 Currículo cronológico, Currículo funcional ou temático.
    10 É conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa esse é objetivo do CV.
    11 Pois informar e escreve detalhadamente os dados e informações da pessoa e ao fazer isso podemos ter uma noção de como ela é pessoalmente.
    12 Objetivo

    ResponderExcluir
  27. Taynara Gabriele 3°A
    1- B
    2- D
    3- E
    4- A
    5- C
    6- D
    7- A
    8- Nossas qualificações,experiências profissionais,formação acadêmica e dados pessoais.
    9- Simples em texto,cronológico,temático,misto,com carta de apresentação.
    10- Que o empregador tenha um perfil do candidato mesmo sem conhecê-lo pessoalmente.
    11- Pois alem de expor brevemente o tema tambem o descreve
    12- objetivo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

Exercícios sobre conjunções coordenativas.